26 de março de 2012

Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio





Elenco: Depoimentos de Paulo Coelho, Nelson Motta, Tom Zé, Pedro Bial e Caetano Veloso.
Direção: Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel
Gênero: Documentário
Duração: 100 min.
Distribuidora: Paramount Pictures
Estreia: 23 de Março de 2012

Sinopse: Documentário sobre vida e obra do maior ícone do rock brasileiro, desvendando suas diversas facetas, suas parcerias com Paulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que ele continua a mobilizar 20 anos depois de sua morte






Crítica: Sou suspeito pra falar sobre Raul Seixas, já que com o decorrer da minha vida eu aprendi a ser fã dele, confesso que quando era mais novo não gostava do estilo, achava muito chata as suas músicas, meu irmão já era fã dele e eu nem ligava, afinal eu era novo. Em um determinado dia qualquer, não me lembro qual, mas sei que comecei a reparar nas letras das músicas do Raul, e assim cheguei até a música ''Eu Também Vou Reclamar'', na qual ele faz uma crítica de forma bem humorada e irônica sobre o seu dia-a-dia e que marcou minha ''vida musical'' para sempre. Pulando toda essa contextualização da minha vida, hoje, posso dizer que sou um verdadeiro fã de Raul Seixas, já li sua biografia, já assisti inúmeros documentários sobre sua vida e suas músicas eu escuto até hoje. Raul Seixas foi um cara que merecia ser muito mais valorizado enquanto era vivo, porém como já é de costume, como diz o ditado: ''morre o homem, fica a fama'', mas nesse caso deveria ser: ''morre o homem, fica a lenda'', já que nesse caso estamos realmente falando de uma lenda, uma lenda viva do rock and roll brasileiro. Não é de hoje que se fala por aí sobre fazerem um documentário sobre Raul Seixas nos cinemas, já que na TV já teve inúmeros documentários, homenagens, tributos, etc. Mas no caso do Raul era preciso fazer um documentário definitivo, que fosse para os fãs mais ardorosos e que fosse para alguém que quisesse conhecer esse poeta, rebelde e gênio que foi Raul Santos Seixas, o mito Raulzito. E é com muita surpresa e satisfação que eu venho aqui dizer que sim, essa é a obra definitiva sobre Raul Seixas, ele merecia isso tudo, mesmo que a divulgação não tenha sido tão grande, as salas na qual exibirão o filme são salas pequenas, de baixa qualidade, mesmo em grandes redes de cinema, mesmo que somente esteja passando em alguns cinemas e em algumas cidades do Brasil, ainda assim é uma homenagem merecidíssima ao mestre do rock and roll brasileiro. O diretor Walter Carvalho foi totalmente feliz em mostrar uma faceta diferente e ao mesmo tempo já conhecida de Raul Seixas, ao mesmo tempo em que ele mostra a sua visão sobre os fatos que descrevem toda a vida do astro Raul Seixas, ele também mostra aquela figura caricata, irreverente e provocadora que sempre foi e que só quem não conhece não achará isso tudo tão ''normal'', além disso, a direção está de parabéns ao criar cenas do imaginário da vida de Raul, fazer um paralelo genial com o Elvis Presley, no qual o Raul era fã número um, fora isso, existem ainda muitas outras cenas que se contar muito estraga, pois nesse documentário existe uma ''magia'', uma presença forte e verdadeira de quem foi e ainda é Raul Seixas. Recomendadíssimo!

Nota 10/10




0 comentários:

Postar um comentário